Reflexologia:
a pressão que cura
A reflexologia é uma técnica de massagem oriental milenar cada vez mais procurada em todo o mundo.
Não tem contraindicações e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades. É considerada uma terapia complementar, eficaz na prevenção de doenças e como coadjuvante de outros tratamentos.
O que é reflexologia?
A reflexologia é uma técnica de massagem que consiste em fazer pressão, com os dedos das mãos, em determinadas áreas dos pés. Estas áreas ou pontos são onde se localizam as terminações nervosas correspondentes a cada grupo de órgãos, ou sistemas, do organismo.
Segundo a Associação Portuguesa de Reflexologia, num tratamento de reflexologia todos os sistemas são tratados, criando as condições para que os processos internos de autorregulação funcionem. Ou seja, que o sistema de regeneração do próprio organismo seja ativado e este chegue ao seu equilíbrio natural.
Porquê os pés?
Existem zonas reflexas por todo o nosso corpo e algumas delas permitem chegar com mais facilidade às terminações nervosas (baseadas nos meridianos da acupuntura), sobretudo os pés, as mãos, as orelhas. Em Portugal, a técnica mais utilizada é a podo reflexologia ou reflexologia nos pés.
Benefícios e efeitos:
A reflexologia é uma terapia holística, que encara o organismo como um todo. O primeiro benefício é uma sensação de grande bem-estar geral, em que a pessoa sente-se agradavelmente descontraída e, ao mesmo tempo, com mais energia e mais poder de concentração.
Alguns efeitos normalmente verificados são:
Organismo desintoxicado e revitalizado;
Funções corporais normalizadas;
Melhoria da circulação sanguínea e da drenagem linfática;
Fortalecimento dos sistemas imunitário e nervoso;
Relaxamento profundo;
A médio e longo prazo, um aumento do nível de confiança e de autoestima;
Se a pessoa se sente agitada fica mais calma;
Maior controlo do stress, da ansiedade e da depressão;
Recentemente, um estudo da Universidade de Portsmouth concluiu que nas pessoas sujeitas a tratamentos de reflexologia a dor crónica tornou-se 40% menos intensa.